qode-eliptic-slider

TRILHOS

 

 

ATIVIDADES DE CAMINHADA

Existem vários percursos pedestres sinalizados no Parque Nacional Peneda-Gerês, a maioria dos quais dispõe um mapa desdobrável do apoio à sua interpretação, disponível na receção de Lima Escape Camping & Glamping, tal como nas Portas do Parque Nacional e noutros centros de informação existentes na região.

 

Descubra a montanha e desfrute o ar puro e a verdadeira liberdade ao longo de uma caminhada pela natureza.

TRILHOS PEDESTRES
(trilhos oficiais de PNPG e trilhos municipais)

Para fazer os trilhos pedestres, pode encontrar percursos elaborados por várias entidades que decorrem nas paisagens rurais de Ponte da Barca, nas quais a natureza e o homem convivem há milhares de anos. Para tal, informe-se aqui.

Estes tipos de passeios sinalizados constituem excelentes opções para todos os amantes da natureza terem acesso a paisagens fabulosas. Proporcionam dias divertidos, em companhia e na intimidade da beleza do património cultural e paisagístico do Parque Nacional Peneda-Gerês e do Alto Minho.

GRANDE ROTA 50

Conheça o Parque Nacional através da GR 50 – Grande Rota Peneda-Gerês.

 

Com cerca de 200 km, distribuídos por 19 etapas, a GR 50 – Grande Rota Peneda-Gerês atravessa o Parque Nacional Peneda-Gerês, desde a Ameijoeira, em Castro Laboreiro, no extremo noroeste, até Tourém, na extremidade nordeste.

 

O itinerário é muito diversificado, alternando entre os caminhos predominantemente rurais, as antigas calçadas e outras vias seculares e os trilhos de pastoreio em zonas onde a natureza e a tranquilidade da montanha imperam.

 

Verdadeiramente inspirada na cultura e nos modos de vida das comunidades que desde há muito habitam este território, a GR 50 dá a conhecer vias romanas e calçadas medievais, os caminhos das migrações sazonais entre as brandas e as inverneiras, os velhos trilhos percorridos pelas vezeiras até aos prados de altitude, caminhos de romeiros em peregrinação aos locais de culto, rotas do contrabando, entre outros itinerários.

 

Para sua orientação e segurança, recomenda-se a utilização da App GR 50 Grande Rota Peneda-Gerês.

 

Faça o download gratuito da aplicação na Google Play Store e na App Store (acesso a toda a informação da rota, serviços, alertas, pontos de interesse, check-in).

 

Faça check-in na app antes de iniciar cada etapa. Em caso de emergência poderá ser mais fácil encontrar a sua localização. A funcionalidade “Pedir ajuda” pode ser utilizada no caso de precisar de comunicar as coordenadas da sua localização para o 112.

BOAS PRÁTICAS, SEGURANÇA E AUTONOMIA

Seja responsável e prepare-se adequadamente!

 

Não vá sozinho para a montanha.

 

  • Siga sempre o percurso sinalizado e esteja atento às marcas e restante sinalização.
  • Consulte previamente as previsões meteorológicas e o índice de perigo de risco de incêndio rural: www.ipma.pt. Não faça caminhadas na montanha em dias de chuva, nevoeiro, neve, ventos fortes, temperaturas extremas ou perigo de incêndio.
  • Se não tem experiência, recorra a um guia local para o acompanhar.
  • Antes de partir prepare a sua caminhada:
  • Informe-se sobre os locais de dormida e de abastecimento e tenha sempre consigo água e alimentos para um dia;
  • Use roupa e equipamento de caminhada adequados;
  • Leve o mapa com o traçado do percurso a realizar;
  • Informe um familiar ou amigo sobre o planeamento do seu itinerário (datas e etapas a realizar)
  • Não perturbe os animais selvagens e domésticos. Observe-os à distância. Os gestores dos terrenos não se responsabilizam por qualquer acidente ou danos causados a pessoas e/ou bens que possam ser originados por animais selvagens ou domésticos presentes na área do baldio.
  • Não danifique a flora nem colha amostras de vegetais ou minerais.
  • Não deixe lixo.
  • Não acampe em locais não autorizados e nunca acenda fogueiras.
  • Se detetar algum foco de incêndio ligue para o 112

 

Em caso de acidente ou ocorrência grave:

  • Mantenha a calma.
  • Aceda à funcionalidade “Pedir ajuda” para ver as coordenadas da sua localização atual.
  • Ligue para o 112, transmita o sucedido e comunique as coordenadas da sua posição.
  • Tenha presente que mesmo sem rede de operadora o 112 é automaticamente viabilizado se existir rede de outra operadora. O mesmo para um telemóvel sem saldo ou com uma carga mínima de bateria.
  • Acione os mecanismos disponíveis de segurança e bem estar.
  • Procure manter sempre o contacto.

Nesta altura dos feriados que tal passar umas noites numa #casanaarvore ou #bungalow colorido?👌Ainda temos algumas vagasReserve já e partilhe esta experiência mágica com alguém especial!❤️Com apoio de @llimabar e várias #atividades para fazer a visita inesquecível #amigode4patas 🐾#escapetonatureReserve já no nosso site - www.lima-escape.pt/reservas/..🇬🇧 On this period of national holidays & longs weekends how about a stay in a #treehouse or colored #lodge? 👌Book now and share this unique experience with your loved one!With support from @llimabar and several #activities to make your visit absolutely unforgettable ❤️#glamping #cabanha #cabinhouse #visit_portugal #holidays #travelandleisure #mountain #pnpg #pontedabarca #glampingportugal #geres #nature #bungalow #escapadinha ... See MoreSee Less
Ver no facebook