LIMA ESCAPE CAMPING & GLAMPING

SUSTENTABILIDADE

greenkey_logo_lima-escape.com

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

Green Key – International Environment Award
Lima Escape Camping & Glamping – GREEN KEY 2023
Green Key ID number GK12152, Certificate issued 27th of June 2023

 

A sustentabilidade é um ponto fulcral de todo o desenvolvimento do empreendimento Lima Escape Camping & Glamping. Desde o início do processo de transição do campismo básico para líder no setor, o plano de negócios da empresa Lima Escape assumiu o compromisso de manter o parque de campismo o mais natural possível.

 

A ideia revolucionária de reciclar e reutilizar contentores marítimos usados para a finalidade de criar os seus famosos bungalows tipo casa nas árvores foi inicialmente aplicada em 2014 e, posteriormente, em 2022, para instalar a piscina exterior.

 

O respeito pelas questões ambientais sempre fez parte dos valores e filosofia da equipa Lima Escape, bem como uma estratégia empresarial baseada no menor consumo.

 

Esse mesmo compromisso assumido de estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental enquadrado com o ciclo PDCA permitiu certificar o Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios gerido por Lima Escape – Empreendimentos Turísticas, Lda. em termos ambientais.

 

Em junho 2023, Lima Escape Camping & Glamping mereceu honras de ser   distinguido com o Galardão Ambiental Internacional GREEN KEY 2023.

 

Políticas implementadas

Desde o início da implementação do projeto da melhoria no Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios a equipa de Lima Escape sempre teve a preocupação de instalar equipamentos que visam o controlo e a redução do consumo.

 

Consumo responsável

 

  1. Eletricidade

Visando o consumo responsável, ao longo do ano a iluminação pública foi reorganizada por zonas, ora de parque de campismo, ora de utilização comum:

  • zona dos Bungalows
  • zona dos Bungalows Coloridos
  • zona das Caravanas e Autocaravanas
  • zona da entrada no parque

E zonas de utilização sazonal:

  • zona das tendas pequenas
  • zonas das tendas médias e grandes
  • zona das tendas Glamping

Assim, no Inverno logrou-se a otimização das vias com iluminação pública e uma redução significativa do consumo energético.

Todos os 66 postos de iluminação pública receberam lâmpadas LED, assim como as luzes de presença no exterior das casas de banho públicas e os sensores de movimento nas várias áreas de iluminação, incluindo no interior das casas de banho.

O parque de Campismo passou a dispor de um posto de carregamento para carros elétricos.

E neste momento prossegue um estudo para a viabilidade da instalação e compra de painéis fotovoltaicos, para a geração de energia verde para autoconsumo por via da instalação de painéis solares.

 

  1. Gás

Entre 2017-2018 foram realizados investimentos na rede de abastecimento de gás, consistindo em 500 metros de tubagem e a subsequente substituição de gás de botija por um depósito, resultando numa redução de consumo e custos associados que ascendem a 200%.

 

  1. Água

No que diz respeito à redução de consumo de água, foi criado um plano de ação que está a ser implementado e que inclui:

  • a formação e sensibilização contínua de toda a equipa com objetivo de adquirir conhecimentos básicos para poupar água e sobre a importância destas boas práticas;
  • a aplicação de redutores de caudal e torneiras de sistema de água-stop nas casas de banho públicas, sistemas de dupla descarga nos autoclismos e verificação permanente das perdas de água nos vários pontos de fornecimento;
  • a colocação de avisos de limitação da quantidade de água quente nos alojamentos / bungalows de Lima Escape Glamping, para sensibilizar os hóspedes para aderir às boas práticas de poupança de recursos e redução de consumos.

 

Lima Escape – Empreendimentos Turísticos, Lda. favorece o uso de recursos renováveis e de substâncias menos perigosas para o ambiente, promovendo a educação e comunicação ambiental em todas as suas políticas ambientais. Esta medida inclui também a preferência de consumíveis com selo ambiental, nomeadamente: papel higiénico, detergentes e outros produtos equiparados.

 

Meio ambiente

No ato do check-in é disponibilizada informação turística regional, incluindo mapas do Parque Nacional Peneda-Gerês, mapas turísticos regionais e de toda a envolvência ambiental do Lima Escape Camping & Glamping.

Da mesma forma, é disponibilizada informação sobre as várias opções de descobrir o Parque Nacional Peneda-Gerês através de passeios de jeep e quadriciclo, percursos pedestres sinalizados e ciclovias existentes, o que engloba também a informação das Boas Práticas de visita.

Com a preferência para as empresas locais e regionais, Lima Escape – Empreendimentos Turísticos, Lda. fornece informação de animação turística local, como aluguer de bicicletas, atividades aquáticas de aluguer de kayak, pranchas de Stand Up Paddle e barcos com navegação elétrica e canyoning.

 

Resíduos

Lima Escape – Empreendimentos Turísticos, Lda, pratica copiosamente a separação de resíduos, com um mínimo de 4 categorias, de acordo com a legislação nacional. Os resíduos recicláveis são encaminhados para o ecoponto e os não recicláveis, para o contentor de resíduos indiferenciados.

O ecoponto encontra-se bem visível mesmo na entrada do empreendimento, com o intuito de sensibilizar os hóspedes de Camping & Glamping para a devida separação de resíduos e praticar uma reciclagem correta.

 

Lima Bar

A ementa do Lima Bar consiste de doses adequadas, que visam combater o desperdício alimentar e de utilizar racionalmente os recursos e matérias-primas para, consequentemente, reduzir o impacto ambiental negativo.

 

Hora do Planeta

No ano 2023, Lima Escape – Empreendimentos Turísticos, Lda. decidiu participar na Hora do Planeta, atualmente reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo. A ação, de caráter simbólico – desligar as luzes do empreendimento – constitui um momento de sensibilização para o consumo consciente dos recursos naturais, quer junto dos nossos hóspedes, quer da equipa de colaboradores.

 

Igualdade Salarial

Em Portugal, as mulheres ainda ganham, em média, menos 13,1% do que os homens. Lima Escape – Empreendimentos Turísticos, Lda., como uma empresa criada e liderada por uma mulher, sempre defendeu os valores da igualdade salarial.

No passado dia 14 de novembro 2023 – Dia Nacional da Igualdade Salarial – a empresa Lima Escape – Empreendimentos Turísticos, Lda. foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE, pelas suas boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens por trabalho igual ou de igual valor, com o Selo da Igualdade Salarial 2023.

Este reconhecimento é um testemunho do compromisso contínuo com a igualdade de género e a eliminação das disparidades salariais.

greenkey_SUSTAINABILITY_lima-escape.com

Enquanto todo o Alto Minho andou a procura de neve, nós fomos buscar imagens da pura primavera 🌸❤️.While the whole Portugal was looking for snow, we went to catch up the images of pure spring coming 🌸❤️.#escapetonature #pnpg #soajo #arcosdevaldevez ... See MoreSee Less
Ver no facebook